Como os Adolescentes Escolhem Hoje a sua Carreira?

Vejam alguns depoimentos de filhos de conhecidos, de amigos e sobrinhos, para que possamos saber a opinião de alguns adolescentes de como e porque decidiram fazer a escolha de sua profissão.

Natalia,

Eu decidi que queria ser médica porque a biologia me fascina, principalmente a parte do corpo humano, é minha matéria favorita e a medicina estuda a biologia (os sistemas do corpo, genética, doenças …). Sem contar que gosto de lidar com pessoas e ajuda-las então cheguei à conclusão que medicina seria a área certa de trabalho pra mim.

Carol,

Biomedicina, porque eu sempre gostei da área de saúde.

Maycon,

Programação, então, eu decidi porque é a única coisa que eu faço todos os dia e eu realmente gosto e me prendo sabe eu não ligo de ficar horas e horas no computador estando nele fazendo o que eu gosto isso o que mais importa sei lá.

Ana,

Psicologia, porque eu quero entender a psiquê humana.

Ellen,

Eu decidi ser médica quando eu tinha 14 anos. Meu irmão tinha sofrido um acidente que abriu a cabeça dele e a gente levou ele para o pronto socorro. Quando chegamos lá, a médica foi tão atenciosa, tão preocupada e ao mesmo tempo tranquila que eu meio que fiquei com essa imagem na minha cabeça por um tempinho. Depois eu pesquisei mais a fundo sobre a profissão e fui me apaixonando mais por isso.

Malu,

Eu escolhi fazer psicologia porque é uma maneira de eu ajudar as pessoas a resolver seus problemas, e também porque gosto muito de filosofia, literatura, as matérias de humanas e gostaria de me aprofundar nessas áreas e entender mais o ser humano.

Karolina,

Eu escolhi ser médica pediatra porque quando eu era criança minha pediatra era horrível, eu odiava ela. Desde os 5 anos eu pensava em ser uma médica melhor que ela. Isso ficou tanto tempo na minha cabeça que eu não escolheria outra profissão atualmente. Além de tudo isso, também gosto muito de criança.

 

O que eu vou ser quando crescer?

Não existe o certo ou errado.  Devemos estruturar o nosso processo de escolha.

O que devemos levar em conta na hora da escolha da nossa Profissão?

– As nossas habilidades?

– Os interesses pessoais?

– As expectativas Sociais?

– Ou ser iguais aos nossos pais?

Essas sãos as principais dúvidas dos adolescentes, principalmente na hora da escola da faculdade/vestibular!

Os Jovens neste momento se sentem:

– Assustados;

– Confusos;

– Indecisos…

E ai vem o medo de não dar certo, o medo de fazer as escolhas erradas, o medo de perder tempo e não ser em especial aquilo que os pais sonham para eles…

Saibam, para alguns a escolha da profissão foi algo que aconteceu naturalmente, porém para outros…

Vamos lá:

É sempre bom nos informarmos sobre todas as possibilidades… O que eu gosto de fazer, quem são as minhas referências de pessoas que chegaram onde eu quero chegar?

Nos conhecermos, ou seja,  realizarmos testes vocacionais e personalidade…

Planejar, ou seja, onde quero chegar, quando quero chegar… Quando nos planejamos e focamos o que queremos, o universo conspira…

Não ter medo, não ter medo do futuro e ser persistente…

Se somos capazes de sonhar, somos capazes de realizar!
By Walt Disney

 Lembre-se, a escolha profissional não precisa ser definitiva, pois a cada passo da vida que damos, adquirimos mais consciência, nosso nível de maturidade vai aumentando. Sabemos que nunca paramos de estudar, a nossa evolução tem que ser continua e o conhecimento também.

 

Você já pensou em qual profissão irá seguir?

Segue algumas dicas para ajuda-lo neste próximo passo:

  1. Descubra a sua paixão, o que realmente gosta de fazer, se você viver e trabalhar com paixão e propósito, o sucesso virá como uma recompensa!
  2. Conheça o dia a dia de um profissional da área de sua escolha, conheça bem esta sua referência!
  3. Especule o mercado de trabalho, busque informação de dia a dia do profissional, quanto ganha, onde tem trabalho, que grandes empresas tem no mercado que poderia ser um alvo para você!
  4. Não se iluda com altos salários!
  5. As pessoas desta área, levam um tipo de vida que eu gostaria para mim?
  6. E Não se Esqueça:

“Muitos profissionais percorreram um caminho árduo até o sucesso, foram noites e noites sem dormir, foram longos anos de estudo, foram dedicações de horas a fio sem lazer, sem estar do lado da família. Só se alcança o verdadeiro sucesso com muita dedicação, persistência e muito foco!

Todo potencial está dentro de você, basta você despertá-lo.

 

Boa sorte!

Escrever um comentário